Sorocaba - (15) 3225-3882

Notícias

Qual tratamento superficial podemos aplicar nos painéis de fechamento em concreto?

Qual tratamento superficial podemos aplicar nos painéis de fechamento em concreto?

O concreto não é um material que possui uma coloração constante e uniforme, pois varia de tonalidade e uniformização, de acordo com os agregados utilizados na sua produção. Estes últimos possuem diferenças de cores e granulometrias, que interferem no aspecto visual.

Como em todo elemento de concreto, é possível e recomendável a aplicação de produtos que protejam a superfície dos painéis de fechamento, no intuito de se evitar a penetração de impurezas que, ao longo do tempo, possam prejudicar a aparência, já que existe uma porosidade natural do material.

Para se manter a cor original do concreto, recomenda-se a utilização de hidrofugantes incolores à base de água, pois inibem a formação de manchas e não permitem penetração de água, mantendo-se, desta forma, o aspecto original inalterado.

Contudo, ainda, é preciso ter um cuidado especial com os produtos aplicados na superfície das peças, não prejudicando a aparência. Dependendo do material utilizado, as diferenças de coloração e tonalidade próprias do concreto podem ser ressaltadas, ou incorporado algum brilho que, fatalmente, pioraria seu aspecto.

Caso a opção seja pelo uso de tinhas, é necessário observar alguns aspectos. As superfícies das peças de concreto podem apresentar pequenas fissuras, admitidas em norma (NBR 6118 – TAB 13.4) e, portanto, o material a ser aplicado deve ter a propriedade certa para trabalhar em conjunto com essa característica. Ou seja, ter uma flexibilidade capaz de acompanhar a dilatação e retração. Recomendamos, então, revestimentos próprios para áreas externas, impermeáveis e flexíveis.

Fonte: Premodisa Sorocaba Sistemas Pré-moldados - 05/12/2016

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais