Sorocaba - (15) 3225-3882

Notícias

Vazamento de água pode ser sinal de sujeira na calha

Vazamento de água pode ser sinal de sujeira na calha

A calha é um complemento do telhado, construída para captação e escoamento de água da chuva. É responsável por evitar respingos, infiltrações, rachaduras e alagamentos no entorno dos empreendimentos comerciais ou residenciais.

Com a obstrução desse sistema, o sintoma mais comum é o vazamento de água. Para evitar que isto aconteça, é preciso realizar manutenção periódica, pelo menos, a cada seis meses. Quando a construção está próxima a árvores, ou sujeita, como poeira e folhas, este período deve ser encurtado.

O ideal é que a manutenção da calha seja feita em dias secos, sem chuvas e que se cumpra todos os procedimentos de segurança dos trabalhadores, atentando-se, também, para a proximidade com a rede elétrica. Caso você não queira contratar uma empresa especializada neste tipo de limpeza, existem hastes ou desentupidores específicos, vendidos em lojas de materiais de construção, para retirar as sujeiras mais difíceis. Para as mais fáceis, basta lavar com jatos de água, podendo ser com mangueiras ou equipamentos de alta pressão.

Nas obras realizadas com o material pré-moldado em concreto, a calha é integrada na estrutura do prédio, com peças chamadas vigas-calhas, podendo apresentar seções em “J” ou “U”. A primeira forma funciona como platibanda, escondendo o sistema de cobertura e adequando-se às exigências arquitetônicas. A segunda deverá ser instalada em situação central da obra.

As vigas-calhas são utilizadas como apoio direto das telhas. A drenagem da água acontece pelos condutores verticais dos pilares. As calhas de concreto têm durabilidade maior do que os produzidos em aço galvanizado, alumínio ou PVC.  Mas, os procedimentos para limpeza são os mesmos, seja em residência, galpões ou prédios.

Portanto, quando houver um vazamento de água em seu empreendimento, lembre-se: a calha pode estar estupida. Verifique também, o sistema de escoamento de água (caixas, tubulações), pois, se o mesmo estiver obstruído ou mau dimensionado, irá prejudicar o desempenho da calha. A limpeza é algo simples e que evita grandes transtornos!

Fonte: Premodisa Sorocaba Sistemas Pré-Moldados - 28/01/2016

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais